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Fotografia Científica

Nesta edição do II Congresso Fluminense de Pós-Graduação acontecerá uma mostra de fotografia científica, com premiação para as mellhores fotos em diferentes categorias.

REGULAMENTO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

“Visões sobre a ciência” 

03 a 07 de julho de 2017

1. PÚBLICO ALVO

1.1. Pós-graduandos e Docentes da UENF, UFF e IFF

1.2 . Haverá premiação para o primeiro colocado em cada categoria e certificados para os três primeiros colocados.

1.3. Componentes da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora não poderão se inscrever, bem como pós-graduandos que tenham vínculo direto de orientação com membros dessa comissão.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição para o concurso será realizada de 07 a 22 de Junho de 2017, com a entrega da fotografia impressa no formato 20x25 em papel fosco, juntamente com a FICHA DE INSCRIÇÃO, e o formulário de DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOBRE A AUTORIA DA FOTOGRAFIA – AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS, devidamente preenchidas e assinadas. As fichas e os formulários estarão disponíveis na página eletrônica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF (http://uenf.br/pos-graduacao/ii-congresso-fluminense-de-pos-graduacao/). A entrega do material será feita nos seguintes endereços:

a) UENF – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Das 9 às 12 horas

Prédio P9

Avenida Alberto Lamego, 2000

Parque Califórnia

Campos dos Goytacazes

 

b) IFF – Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação - sala 44 

Rua Coronel Walter Kramer, 357

Parque Santo Antônio

Campos dos Goytacazes

 

c) UFF – Secretaria de Pós-Graduação - Das 10 às 14 horas

Rua José do Patrocínio, 71, Bloco C, Sala 209

Centro

Campos dos Goytacazes

 

2.2. Cada participante poderá inscrever até duas fotografias de sua autoria em cada categoria do concurso, que se enquadrem no tema: “Visões sobre a Ciência”. As fotos deverão se referir a temas relacionados à pesquisa científica, ou conceito de “Visões sobre a ciência”, dentro dos critérios de avaliação do concurso. Poderão ser utilizados programas de edição de imagens, e composição de imagens que ressaltem os aspectos artísticos da imagem, dentro do tema do concurso.

2.3. As fotografias deverão ser apresentadas como pertencentes a uma das duas categorias do concurso, escolhida pelo autor no ato da inscrição, a saber:

a) Categoria “Fotografia do Visível” – Fotografias de objetos visíveis a olho desarmado, com lentes convencionais.

c) Categoria “Fotografia do Invisível” – Fotografias obtidas com instrumentos especializados, como lentes macro, microscópios ópticos ou eletrônicos, radioimagens, telescópios, ou qualquer outro equipamento que possibilite uma visão do objeto além das possibilidades do olho desarmado

2.4. As fotografias devem estar acompanhadas de título, que deverá sintetizar a percepção do autor acerca da fotografia em questão.

2.5. A Comissão Organizadora deste concurso está totalmente isenta de qualquer implicação legal que as imagens possam motivar.

2.6. O material apresentado, depois de efetivada a inscrição, não poderá ser trocado ou removido, em parte ou no todo.

2.7. O ato de inscrição implica na aceitação tácita dos regulamentos do concurso e na afirmação da autoria das fotos, considerando-se “autor” o executor da peça fotográfica, sendo proibida a utilização de imagens executadas por outrem, que não o próprio autor, na composição fotográfica. No caso de imagem diretamente relacionada a um projeto de pesquisa o autor assume o ônus legal da divulgação pública das referidas imagens em casos que envolvam plágio, patentes, ou situações semelhantes. Recomenda-se que os pós-graduandos  que apresentem imagens relacionadas a projetos de pesquisa recebam autorização prévia do responsável pelo projeto para a divulgação das imagens.

 

3. DA SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

3.1. O material inscrito passará por um processo de seleção realizado pela Comissão Organizadora do concurso.

3.2. Não serão selecionadas as fotografias julgadas impróprias pela organização do concurso, ou seja, fotos que contenham conotação contrária aos bons costumes, à moral ou à legislação, ou incitem violência ou práticas de atos ilegais, ou ainda, que apresentem caráter de propaganda comercial de produtos, à critério da comissão organizadora.

3.3. As fotos selecionadas serão enviadas à referida Comissão Julgadora cuja decisão será soberana. A Comissão Julgadora escolherá as 3 (três) melhores fotos de cada categoria inscritas nesse concurso, com base nos seguintes critérios de avaliação: 1. Impacto Visual que contribui com a narrativa do tema proposto; 2. Coerência visual com o tema proposto; 3 - Originalidade com relação ao tema proposto; 4. Contribuição narrativa ao tema proposto. 

3.4. O resultado final será divulgado no dia 07 de julho durante o encerramento do II Congresso Fluminense de Pós Graduação no Campus Leonel Brizola/UENF.

3.5. Só serão aceitas contestações ao resultado final durante o prazo de dois dias úteis após a divulgação dos resultados. Qualquer requerimento nesse sentido deverá ser feito no setor de protocolo da UENF e encaminhado à comissão julgadora do concurso via Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, que terá um prazo de 10 dias úteis para se pronunciar.

3.6. Todas as fotografias inscritas participarão de uma exposição durante II Congresso Fluminense de Pós-Graduação.

3.7. Casos de plágio, falsa autoria ou uso não autorizado de imagens inseridas em projetos de pesquisa de autoria intelectual de outrem, desde que devidamente comprovados, conforme deliberação da Comissão Organizadora, implicarão na desclassificação sumária e no acionamento do(a) candidato para devolução e/ou ressarcimento de premiação deste(a) candidato(a), assim como sanções penais cabíveis.  Denúncias sobre tais casos só serão aceitas até no máximo dois dias úteis após a divulgação do resultado do concurso, conforme o item 3.4.

 

4. DA COMISSÃO JULGADORA

4.1. O julgamento técnico será realizado por uma Comissão julgadora composta por representantes da UENF, do IFF e da UFF, a serem nomeados pela Comissão Organizadora do concurso.

4.2. Haverá ainda a escolha da melhor fotografia por um júri popular. A votação popular será feita entre os dias 03 e 06 de Julho durante a exposição das fotografias que acontecerá no Centro de Convenções da UENF.

 

5. DA PREMIAÇÃO

5.1. Serão premiadas as fotografias que, segundo os critérios classificatórios, obtiverem a Primeira, Segunda e Terceira colocação no quadro classificatório geral. Um prêmio será concedido ao Primeiro Colocado, e o segundo e terceiro lugares receberão certificados. A Sessão de Premiação ocorrerá durante o encerramento do II Congresso Fluminense de Pós-Graduação, no dia 7 de julho de 2017, a partir das 16 horas.

5.2. Os prêmios serão divididos em duas categorias, “Ciência do visível” e “Ciência do Invisível”, sendo premiadas as melhores fotos em primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria.

5.3. Pelo júri popular apenas uma fotografia será premiada, independente da categoria.

 

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

6.1. Os inscritos neste concurso, selecionados ou não, autorizam a partir da entrega da ficha de inscrição assinada, a publicação de suas fotos, sem fins comerciais, em qualquer um dos meios escolhidos pelo evento para divulgação deste concurso, por prazo indeterminado;

6.2. Trabalhos que não atenderem às exigências deste regulamento serão desclassificados;

6.3. O procedimento e a assinatura da ficha de inscrição vinculam o participante à aceitação deste regulamento. Os casos omissos serão solucionados pela Comissão Organizadora do concurso.

6.4. Quaisquer dúvidas não solucionadas por este regulamento, devem ser encaminhadas para a organização pelo email: proppg.uenf@gmail.com

6.5. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério dos organizadores, a desclassificação da fotografia e do participante. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

 

Campos dos Goytacazes, 2 de julho de 2017.

João Carlos Aquino Almeida

Maurício Falcão Aguiar

Valdirene Moreira Gomes

Rosana Rodrigues

Comissão Organizadora do Concurso